quarta-feira, 6 de junho de 2012

Circular 03/2012


EEEP JUAREZ TÁVORA
CIRCULAR 03/2012

Prezados Educadores, Pais e Alunos:

Como é de conhecimento de todos, no último dia 28 de março tivemos um problema com a alimentação servida na escola. Na ocasião, estando em MG onde faço curso de Mestrado, só tomei conhecimento do fato na manhã do dia 29, ao ser informada do efeito em alunos, professores e funcionários.

A primeira providência foi comunicar o fato à Secretaria de Educação e liberar todos os alunos para retornarem às suas residências, com a recomendação de tomarem bastante líquidos e a solicitação de que comunicassem à escola qualquer situação mais grave, além da orientação de só virem à escola no dia seguinte se estivessem bem.

Em seguida, convocamos uma reunião em caráter de urgência com as nutricionistas da Seduc e da empresa prestadora de serviços de alimentação, bem como com a representante da mesma. No mesmo dia, após a reunião, registrada em ata, reunimos todos os funcionários da cozinha a fim de comunicar o ocorrido e orientá-los quanto a procedimentos a realizar no mesmo dia tais como: lavar e esterilizar todos os equipamentos, revisar datas de validade de alimentos,verificar condições de armazenamento de verduras e legumes,etc. Também enviamos uma amostra do alimento servido e da água do bebedouro para análise laboratorial.

A partir de sexta-feira, dia 30 e até o final da semana seguinte, as duas nutricionistas estiveram presentes na escola, fiscalizando os processos de preparação de alimentos e orientando funcionários acerca de práticas indevidas porventura verificadas. Dia 13 de abril, recebemos o laudo laboratorial, que acusou, como já esperado, a presença de elementos inadequados nas amostras enviadas. Por não sermos especialistas no assunto, enviamos o laudo para as nutricionistas, empresa e Secretaria de Educação, a fim de que os responsáveis pela gerência do contrato tomassem as providências cabíveis.

Nos adiantando às referidas providências, orientei à coordenadora Vanda que providenciasse uma licitação em caráter de urgência, para a limpeza de caixas d´água e bebedouros da escola,embora a última limpeza realizada ainda não estivesse vencida. Estamos aguardando orientações da Seduc sobre outros procedimentos a serem tomados, e logo que tenhamos recebido tais orientações, as mesmas serão repassadas a todos da comunidade escolar.

2. Reforma da Cozinha e Instalações

A EEEP Juarez Távora é um prédio antigo, cuja cozinha era utilizada para o preparo de merenda escolar. Após o segundo ano como escola profissional, detectamos a necessidade de uma ampliação e reforma da cozinha, o que foi solicitado à Secretaria de Educação. Ano passado, a reforma foi aprovada e deveria ter sido realizada no final do ano de 2011, entretanto, a greve realizada durante parte dos meses de agosto a outubro terminou inviabilizando a realização da reforma durante o recesso de final de ano, já que neste período estávamos recuperando as aulas não dadas durante a greve.

Provavelmente a reforma terá início durante o mês de julho. Oportunamente todos serão informados do andamento do processo..

Além da reforma da cozinha, está aprovada uma reforma mais ampla na escola, envolvendo a construção de laboratórios, troca de piso, paisagismo, pintura, reforma elétrica da escola e outros serviços. Essa reforma terá recursos de um programa do MEC e por essa razão os trâmites burocráticos têm maior grau de exigência , o que por vezes pode acarretar demora além do desejável. Aguardemos.

Aila Magalhães – Diretora