quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prestando contas...



CIRCULAR 04/2012
EEEP JUAREZ TÁVORA

Assuntos: Novos Professores / Prestação de Contas / Cerimônia de Conclusão / Despedida

Prezados Educadores, Alunos e Pais:

1. Novos Professores

Nesta semana, felizmente, completamos o quadro de professores da escola. Esperamos assim, recuperar dentro do menor tempo possível, as aulas não dadas durante as três semanas de realização do processo seletivo ocorrido nos meses de abril/maio. Uma reunião com pais está sendo planejada a fim de serem apresentados os novos docentes e diretores de turma à comunidade escolar.

Desejamos aos antigos professores e aos que chegam, um excelente trabalho nessa nova fase. Aproveito para lembrar a todos, o compromisso assumido com a implementação dos princípios da TESE, instrumento que deve permear todas as nossas ações na escola. Aderir ao programa de uma escola profissional significa concordar e comprometer-se com sua implementação, daí a necessidade de uma seleção específica. Reafirmo ainda a minha crença em sua efetividade, entretanto, gostaria de lembrar-lhes que, para tanto, é absolutamente necessário que sejam internalizados por TODOS, inclusive os alunos. Sem esse movimento de unidade e colaboração, o projeto certamente apresentará falhas que poderão colocar em risco sua eficácia.

2. Cerimônia de Encerramento das turmas de 2009

A escola realizará uma cerimônia de encerramento das turmas que concluíram o terceiro ano no próximo dia 15 de junho. Devido a limitações financeiras e de espaço, a cerimônia ocorrerá na própria escola e serão convidados a participar todos os concludentes e três convidados por aluno (dentre aqueles que aderiram ao evento), além de professores, servidores da escola e outros convidados.

3. Prestação de Contas

Nos últimos três anos e meio passamos bons momentos nesta escola, que merecem ser lembrados para sempre. Os momentos difíceis, serviram de aprendizagem, mas não precisam ser revividos.
Houve diversas melhorias do ponto de vista físico da escola: reforma de salas, climatização de coordenação, secretaria, sala de professores, biblioteca, sala de leitura, salas de aula do terceiro ano. Construção de laboratórios de informática/redes, edificações, turismo e massoterapia. Aquisição de novos computadores para os setores administrativo, biblioteca, coordenação e laboratório técnico, além de notebooks. Está ainda prevista a aquisição de novos computadores para o LEI. Construção de novos banheiros e reforma dos antigos. Recuperação das quadras esportivas, troca de mobiliário da secretaria, sala de leitura, biblioteca e coordenação, etc.

O laboratório de Ciências foi fortalecido pela aquisição de materiais e equipamentos, sempre a partir da avaliação de seu responsável, assim como a biblioteca,com a aquisição de novos títulos.

Em 2009 nossos alunos foram beneficiados pela primeira vez, com 03 computadores por desempenho no Spaece. No ano seguinte, já foram 18, e nossa expectativa relativa ao exame de 2011 é que entre 25 e 30 alunos possam ser beneficiados pelo programa. Fomos também agraciados com o Prêmio Aprender pra Valer, quando TODOS os servidores, efetivos ou temporários, receberam o 14° salário.

Em 2011 realizamos nosso primeiro seminário de captação de estágios, e todos os alunos foram encaminhados a empresas ou instituições, estando diversos deles trabalhando nas referidas empresas. Tivemos mais de 50 aprovações em vestibulares, oito delas em instituições públicas, e cerca de 20 alunos já contratados (sem contar aqueles dos cursos em fase de conclusão). Em 2012 o seminário será realizado no próximo dia 20 de junho e temos a satisfação de já contarmos com todas as vagas do curso de turismo captadas. Assim, o Seminário será também uma oportunidade para oferecermos a novos e antigos parceiros, uma mão-de-obra já formada, constituída de técnicos, nossos alunos ainda não inseridos no mercado de trabalho.

Também em 2011, oferecemos um novo curso – Petróleo e Gás, em atendimento às demandas do mercado, tendo o referido curso sofrido algumas alterações em sua matriz no ano de 2012, mediante orientação do consultor, que é da própria Petrobras, a fim de oferecer aos futuros técnicos um leque ainda maior de oportunidades no mercado de trabalho, passando a denominar-se Automação Industrial, com ênfase na área de petróleo e gás.

Diversas atividades promovidas pelo Grêmio ocorreram no espaço escolar, sempre com o incentivo e apoio da escola: Festas, torneios esportivos, quadrilhas, jornadas culturais, bazar, etc, além das aulas de campo, visitas a museus, feiras, exposições, etc. Sem dúvida alguma, foram três anos de muita atividade, como nunca antes visto nesta escola, que em agosto próximo completará 90 anos.

Sinto-me muito feliz por este primeiro ciclo que se encerra, por saber que tomei parte, por meus próprios méritos, de algo no qual acredito e pelo qual dediquei toda a energia e entusiasmo possível. Apesar disso, ou talvez por isso, sinto-me cansada. Não do trabalho em si, ao qual amo, mas de circunstâncias que permearam boa parte desse período.

Não tenho e nunca tive a ilusão de agradar a todos. Nem Cristo conseguiu. Sei que a opção de realizar um trabalho de forma mais enérgica, exigindo de todos o cumprimento do “acordado” (termo de adesão, certo?), desagrada a quem prefere não corrigir o que precisa ser corrigido, cobrar o que precisa ser cobrado, monitorar o que precisa ser monitorado, mantendo-se em uma posição de aparente “neutralidade”. Na vida, contudo, não existe neutralidade. Estamos sempre fazendo escolhas, e tenho consciência das opções que fiz, e assim, circunstâncias diversas me levaram a tomar uma decisão que não foi fácil, mas que neste momento se torna imprescindível: Abrir espaço a um novo gestor.

Provavelmente outras mudanças sucederão esta minha decisão, mas não devemos temer as mudanças. Há 14 anos, quando saí de uma grande empresa onde trabalhava também há 14 anos para assumir o cargo de professora na rede estadual, alguns disseram que eu deveria estar “com febre”. Não estava. Estava apenas insatisfeita, inquieta...descontente, é a melhor palavra. E o maior bem que temos nessa nossa breve vida, é estarmos de bem conosco mesmos. É isto que busco nesse momento e é esta a mensagem que deixo a todos vocês: Busquem estar em paz com suas consciências, convictos de suas escolhas, pois o resto é consequência.

Agradeço a todos aqueles que ao longo desses três anos contribuíram com o objetivo de construir uma educação melhor para nossos jovens, mas não poderia deixar de fazer um agradecimento especial a alguns colegas, com os quais em diversas ocasiões pude contar incondicionalmente no campo profissional: Sr. Assis, Neusinha, Jailza, Vanda, André, Jean, Edite, Hugo e Vander (esses dois últimos já desligados da escola, por opção). Agradeço ainda àqueles professores que foram além de suas responsabilidades acadêmicas, contribuindo através da coerência de suas atitudes, com a verdadeira formação cidadã de nossos alunos.

Não poderia deixar de registrar um agradecimento especial à Secretaria de Educação, através de pessoas como o Prof. Mauricio Holanda, Andréa Rocha, Hernita Carmem, Natália Ribeiro e Erika Chaves, sempre sensíveis às necessidades da escola, nem sempre atendidas em sua totalidade ou na velocidade que desejávamos por força das circunstâncias e limitações que envolvem cada um dos setores que compõem a estrutura da Seduc, as quais precisamos compreender.

Agradeço a todos os pais que confiaram em nosso trabalho, mas não nos deixaram sozinhos na tarefa de educar, comparecendo à escola sempre que possível, apoiando ou questionando decisões tomadas, mas sempre de maneira ética como deve ser a parceria entre escola e família.

Quero ainda registrar um agradecimento especial a diversos parceiros importantes para a escola nestes três anos como a Uece, através do Prof. Marcos Colares, Profas. Márcia, Inês e Alessandra, IFCE, CVV, Assembléia Legislativa, através do Sr. Welington, Assalce, Habitafor, CEE/Cefeb, NAPE, através dos profissionais que sempre priorizaram os atendimentos a alunos de nossa escola, e tantos outros que contribuíram de forma positiva para êxitos alcançados pela escola, e com os quais esperamos continuar contando.

Agradeço finalmente aos alunos que optaram por fazer dos três anos de curso, um período de preparação para um futuro melhor, não apenas para si, mas também para sua família e consequentemente, a sociedade, dedicando-se aos seus estudos seriamente, sem que para tanto precisassem abrir mão de serem o que são: jovens, com sua alegria genuína, suas dúvidas constantes, suas transformações gradativas.

Ao novo gestor, Professor Kamilo, desejo de todo o coração, muita sorte e sucesso nessa nova fase de sua vida profissional, e coloco-me desde já à sua disposição para qualquer ajuda porventura necessária.

Aproveito para deixar a todos uma última mensagem, ainda na qualidade de gestora: Em nossa vida profissional, nem sempre podemos fazer aquilo que gostaríamos, do modo como idealizamos, mas é nossa obrigação honrarmos os compromissos que assumimos e fazermos o que é preciso ser feito, da melhor maneira possível, para aquilo que idealizamos, um dia possa ser alcançado.

Em breve estarei servindo em outros ares...Ainda não conheço todas as responsabilidades e desafios me aguardam na Secretaria de Educação, mas estou pronta para recomeçar, com espírito de humildade para aprender e determinação para fazer aquilo que deve ser feito. Aos que desejarem continuar mantendo contato comigo, fica meu e-mail e telefone pessoal: hailamag@yahoo.com.br / (85) 8711.0103

Muito sucesso e alegria a todos!

Aila Magalhães
EEEP Juarez Távora - Diretora